Home > Notícias > Celpa inicia a substituição dos “olhões” pelo padrão convencional de ligação

Celpa inicia a substituição dos “olhões” pelo padrão convencional de ligação

Marabá já começou a receber o novo padrão de ligação de energia elétrica que irá substituir o CP Rede, conhecido como “olhões”.  Até o próximo dia 23, a ação ocorre no centro comercial da cidade, onde o objetivo é alcançar 298 unidades consumidoras.  A partir da próxima segunda-feira (27), o trabalho se estende até a Rua Marechal Deodoro da Fonseca, na orla da cidade, alcançando mais 257.

A troca do padrão de ligação não tem nenhum custo para o cliente, pois ele já estava ligado à rede da concessionária. Entretanto, os clientes que solicitam uma ligação nova ou um aumento de carga, passando de monofásico para trifásico, por exemplo, devem preparar o padrão para serem ligados à rede. Por fazer parte das instalações elétricas do imóvel, a Resolução 414/10, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina que a construção e os custos do padrão sejam do cliente. A caixa padrão precisa estar pronta para receber o medidor que é instalado gratuitamente pela Celpa.

A concessionária também vem instalando o padrão convencional em áreas que estão sendo regularizadas com a construção de rede elétrica, as chamadas áreas de gambiarra (aquelas que não possuíam rede convencional). Além desses clientes, aqueles que estão ligados diretamente à rede da Celpa, sem equipamento de medição de forma clandestina, também estão sendo regularizados com o novo padrão e medidor.

O trabalho de substituição será gradativo e deverá contemplar nos próximos anos todo o Estado do Pará. Para o cliente, o novo padrão de ligação, possibilita maior controle do consumo mensal, já que é instalado na divisa da propriedade com a rua e por este motivo é o modelo utilizado nas concessionárias de energia brasileiras. Por outro lado, a Celpa está intensificando a manutenção preventiva e limpeza das lentes dos CP Redes (olhões). A empresa reforça estas ações de manutenção para garantir o bom funcionamento do equipamento, a leitura e a continuidade do processo até que todos os padrões sejam trocados.

No caso das ligações novas, é importante que a instalação do padrão de ligação seja feita por um profissional capacitado para garantir a segurança da instalação elétrica. Por este motivo, a Celpa também promoveu, no final do ano passado o treinamento aos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), eletricistas de comunidades e vendedores de lojas que já estão comercializando os materiais utilizados na montagem do padrão. No município de Marabá, seis lojas já dispõem dos materiais. No próximo mês, as lojas passarão por um processo de certificação, com o objetivo de garantir a venda dos materiais especificados pela empresa. A ação de capacitação continuará em 2014.

Serviço - Para solicitar uma ligação nova, o cliente deverá ir a uma agência de atendimento da Celpa e informar ao atendente dados pessoais do titular, endereço do imóvel, carga detalhada (relação de aparelhos elétricos que serão utilizados), tipo de ligação (monofásica, bifásica, trifásica ou polifásica) e a natureza da atividade desenvolvida no local. Nas agências e no site da empresa (www.celpa.com.br), o cliente encontra a norma técnica que especifica a instalação do padrão e o folder com informações sobre o novo padrão.

Lojas que já dispõe dos materiais para a instalação do padrão:

- LUX

- Ferlétrica

- Mecatron

- Maraluz

- Piso Fort

- Saraiva Materiais Elétricos

Assessoria de Imprensa

comunicacao.celpa@celpa.com.br

Telefone
+55 91 3210 6703

Agenda do Setor

    Não existem eventos neste mes.